sábado, junho 15, 2013

"Molotovs de Perfume Barato"



"Um imbecil pode, por si só, levantar dez vezes mais problemas que dez sábios juntos não conseguiriam resolver." - Lenin

Manifestar-se sob o comando de grupos escusos, os quais a grande massa desconhece os reais interesses, é alimentar um inimigo tão feroz quanto o Estado; pois, no fim das contas, o que eles querem é tão somente um "lugar ao sol". Acho muita ingenuidade acreditar que gerando o caos as coisas irão mudar. Não acho que esse tipo de "revolução" funcione aqui. É a velha questão da ignorância enraizada que dá às pessoas uma certeza absoluta de que estão fazendo algo. Não estão! Tanto faz quebrar a Avenida Paulista para protestar contra o aumento das passagens ou por uma derrota no futebol, no Brasil dá tudo na mesma, é tudo bagunça, e por isso que nossas mobilizações populares não dão em nada: há sempre alguém manipulando os gritos em benefício próprio, pra depois mudar de lado; e agora as redes sociais alimentam falsas vitórias sob os olhos atentos do "Grande Irmão".
Não sou contra as manifestações, muito pelo contrário, por mim que o mundo exploda! Mas aqui, como já disse, a ignorância, aliada à cultura do "levar vantagem", cria uma sociedade desorganizada e incapaz de conviver de forma justa, em nome do bem-estar comum. Digo, sem dúvidas: filho da puta não é só o Governo, é o povo como um todo, que esquece seus valores, joga a fraternidade ao lixo e exige um Estado paternalista. É fácil culpar o mais sujo pelo cheiro do próprio rabo; difícil é olhar pra si e admitir que antes de qualquer coisa é preciso revolucionar-se.

Adriano Pacianotto



0 comentários:

counter
counter
 
Copyright 2009 Adriano Pacianotto. Powered by Blogger Blogger Templates create by Deluxe Templates. WP by Masterplan